Vale a pena comprar um robô aspirador? A verdade doí….
Um robô aspirador pode ser uma enorme ajuda na lida da casa, especialmente para quem tem crianças. No entanto, ao falar com amigos e familiares que possuem um robô , fiquei surpreendido pelo enorme feedback negativo que recebi, independentemente das marcas. Seria eu o único a gostar?
A principal reclamação é praticamente a mesma: o robô não consegue superar alguns obstáculos e fica preso. E isto acontece porquê? Porque a maioria dos anúncios de robôs são “falaciosos”, exibindo vídeos demonstrativos de casas irrealistas para a maioria dos consumidores.
É ótimo ver que os novos robôs possuem mapeamento inteligente da casa, sensores de sujidade para melhorar a eficácia da aspiração, e até conseguem limpar o saco do lixo da aspiração “sozinhos”, mas antes de comprar, lembre-se de preparar a casa, ou a desilusão será garantida.
Analisando o problema…
Após analisar os movimentos do meu robô da marca Ecovacs (Deebot), rapidamente me deparei com problemas com as cortinas, fios soltos e outros objectos de pequena dimensão. Já para não falar na dificuldade em detectar objectos “pretos”, problema típico dos sensores infravermelhos.
A minha primeira pergunta foi óbvia, como posso deixar o robô a aspirar a casa sozinho se não posso confiar totalmente na forma como ele movimenta? Ao ler as instruções, a marca avisa que deve preparar a casa para esses “detalhes”. E foi isso que fiz…
Preparar a casa para robô…
Depois do dinheiro investido, e de sentir que o robô efectivamente poderia ser uma enorme ajuda, decidi preparar a casa. Quase dava a sensação que estava a preparar a casa para uma criança, em busca dos perigos escondidos. Dito isto, decidi fazer o seguinte:
- Prender os fios soltos nos rodapés;
- Colocar fita cola (amarela) em objectos pretos que prejudicassem a navegação, ajudando na sua deteção;
- Subir as cortinas;
- Criar barreiras para espaços “problemáticos”.
- Não usar MOPA em tapetes de pelo comprido
Conclusão
Alguns robôs mais modernos possuem mapeamento inteligente da sua casa, podendo impedir que o robô aceda a determinadas divisões, no entanto, será sempre necessário preparar a sua casa e remover obstáculos “intransponíveis”.
Se vale a pena o investimento? Eu acredito que sim, preparar a casa é algo que você faz apenas na primeira vez, e depois poderá sentir aquela satisfação de chegar a casa, e ela já estar aspirada.