Use o seu PC para fazer streaming de música, filmes, fotos, etc

Quando falamos em streaming de conteúdo, nomes como NetFlix, HBO, Spotify ou YouTube são incontornáveis. No entanto, isso não significa que os filmes, séries, e shows que adquiriu e possui armazenados deixem de ter valor. Na verdade, é possível fazer streaming do conteúdo para todos os seus dispositivos.

streaming usando plex

Como funciona?

Após instalar o programa, o usuário cria um servidor no qual pode adicionar os filmes, músicas e séries da biblioteca pessoal. Esse conteúdo fica disponível para todos os seus dispositivos, bastando fazer o login com a sua conta.

Plex: Streaming simplificado

A forma mais simples de criar um servidor de streaming é através do programa gratuito Plex. Na prática, basta baixar e instalar o programa Plex Media Server e crie uma conta (se ainda não possui uma). Poderá usar os dados do Facebook ou Google caso não pretenda perder tempo.

Durante a configuração inicial, marque a opção “Permitir o acesso à minha média fora de casa”. Também será possível organizar o conteúdo que pretende disponibilizar clicando em “Adicionar Biblioteca”.

configuração inicial plex

Adicionar conteúdo ao Plex

A qualquer momento, o administrador do servidor (você) poderá adicionar novo conteúdo, ou alterar as pastas que possuem o conteúdo. Para isso, inicie o programa Plex (abre uma página de navegador) e clique na sua conta no canto superior direito.

No menu à sua esquerda escolha “Gerir” > Bibliotecas. Clique no botão “Adicionar Biblioteca” e indique o tipo de biblioteca que pretende criar bem como o idioma.

adicionar biblioteca plex

Em seguida, defina a pasta onde se encontra o conteúdo. Para um melhor resultado, seria benéfico organizar todo o conteúdo de uma categoria numa só pasta. Adicione todas as pastas que ache necessário.

Aceder ao conteúdo do Plex

Agora, já poderá aceder ao conteúdo do seu servidor em qualquer lugar. Para isso, basta instalar o Plex no dispositivo que pretende visualizar o seu conteúdo, por exemplo, no Android e fazer o login com a mesma conta.

Toque na opção “Mais” e aceda ao conteúdo que pretende consultar. Por exemplo, se adicionou uma biblioteca de “Música”, irá encontrar toda a música que disponibilizou no seu servidor, podendo ouvir a mesma usando o reprodutor do Plex.

De salientar, que a versão gratuita do Plex possui algumas limitações, e como tal, é normal que o usuário seja convidado a aderir ao Plex Pass para desbloquear mais funcionalidades e mais tráfego para sincronizar. É igualmente importante salientar, que quando o ser “servidor” está desligado o conteúdo fica indisponível.

O Windows 10 possui esta funcionalidade nativa…

O Windows 10 permite fazer streaming de conteúdo de forma nativa através da funcionalidade DLNA, no entanto, esta opção possui algumas limitações. Para começar, digite na barra de pesquisa do Windows Opções de Streaming de Mídia e clique no botão “Ativar streaming de mídia”.

streaming dlna windows 10

Escolha se pretende usar este procedimento em uma rede Local (Recomendado) ou todas. Você poderá definir o conteúdo que pretende partilhar. Surgirá igualmente uma lista de dispositivos detectados na sua rede, sendo possível bloquear o acesso (se necessário).

Se não surgirem dispositivos conectados, verifique se os mesmos estão conectados todos na mesma rede. A forma como você poderá conectar ao seu servidor DLNA (neste caso, com o Windows 10), irá depender do dispositivo que está a usar, por exemplo, na PlayStation 4 poderá ser necessário instalar o Media Player.

No Android, poderá usar aos arquivos através de DLNA ou uPnP usando um aplicativo como o VLC. Na prática, basta aceder à secção “Rede Local”. Se tudo correr bem, surgirá o nome do seu servidor, permitindo aceder aos arquivos hospedados no PC.

Nos nossos testes sentimos alguma lentidão em todo o processo de acesso aos arquivos, e algumas incompatibilidades para reproduzir os mesmos. Não podemos esconder a nossa preferência pelo programa Plex.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *