Suporte ao Windows 7 terminou: como deixar o PC mais seguro?

A Microsoft terminou suporte do Windows 7, o que significa que o seu sistema operativo deixará de receber novas atualizações através do Windows Update. Resumindo de uma forma simples, se surgirem novas falhas, a Microsoft não irá corrigir.

o suporte de segurança para o windows 7 terminará em 14 de Janeiro de 2020

Como tal, é normal que o Windows 7 comece a acumular falhas de segurança, tal como já acontece com o Windows XP cujo suporte terminou em 08 de Abril de 2014.

pub

Tempo de migrar para o Windows 10?

É importante lembrar que a Microsoft ainda permite a atualização para Windows 10 gratuitamente. E como é óbvio, se não ficar totalmente satisfeito com o seu novo sistema operativo poderá fazer o downgrade novamente para o Windows 7 sem perder os seus arquivos.

Os requisitos mínimos de sistema do Windows 10 são semelhantes aos do Windows 7, e no Windows 10 também conseguirá executar a maioria dos programas que possui instalados no seu Windows 7.

Se surgir algum caso pontual de incompatibilidade, poderá sempre executar o Windows 7 numa máquina virtual (por exemplo, usando o VMWare Player).

Requisitos mínimos do Windows 10:

Processador:Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior ou Sistema num Chip (SoC)
RAM: 1 gigabyte (GB) para a versão de 32 bits ou 2 GB para a versão de 64 bits 
Espaço no disco rígido:16 GB para a versão de 32 bits do SO, 32 GB para a versão de 64 bits do SO
Placa gráfica:DirectX 9 ou posterior com controlador WDDM 1.0

Importante: O facto de o computador cumprir os requisitos mínimos, apenas lhe garante ser possível a instalação do Windows 10. Para uma experiência mais fluída, é recomendável possuir 8 GB de RAM e um disco SSD (saiba como fazer o upgrade).

Empresas podem comprar packs de segurança

Apesar do suporte ao Windows 7 ter terminado, a Microsoft continuará a disponibilizar e devolver patches de segurança para empresas, cuja propriedade intelectual pode ter um valor comercial elevado. O preço das atualizações irá variar consoante a versão do Windows 7, neste caso Profissional ou Enterprise.

Desconectar da Internet

A Internet é uma fonte inesgotável de informação, no entanto, é também a fonte principal dos ataques de malware. Como tal, se o computador no qual possui Windows 7 não necessitar de acesso à Internet, opte por simplesmente o desconectar da rede.

Manter um antivírus atualizado

A Microsoft deixará de atualizar o security essentials, como tal, é recomendável instalar um antivírus atualizado no computador que não recebe as atualizações. Poderá usar um antivírus como Kaspersky Free, o em alternativa para fazer análises periódicas usar o Malwarebytes Anti-malware.

pub

Navegador atualizado

Outra dica importante é manter o seu navegador atualizado. O Google Chrome que é atualmente o navegador mais utilizado, já indicou que irá suportar o Windows 7 com atualizações até 15 de Julho de 2021. O novo navegador Edge Chromium da Microsoft também irá fornecer atualizações até à mesma data.

Por outro lado, o Mozilla Firefox ainda não indicou uma data para terminar o suporte ao Windows 7. Evite usar o navegador padrão do Windows 7, neste caso o Internet Explorer, visto que é um dos navegadores mais inseguros do mercado.

Instalar todas as atualizações disponiveis

Apesar de a Microsoft não disponibilizar mais atualizações, o utilizador ainda poderá instalar as atualizações que foram disponibilizadas até o final do suporte. Ou seja, se formatar o computador e voltar a instalar o Windows 7, é sempre boa ideia instalar todos os Services Packs de segurança.

Manter os programas atualizados

É normal que os desenvolvedores comecem a perder o interesse no Windows 7 de forma gradual, visto que, muitos usuários certamente vão optar por migrar para o Windows 10.

No entanto, sempre que possível mantenha os programas instalados atualizados. Para o ajudar, poderá usar o programa gratuito Software Informer. O programa analisa todo o software instalado no computador indicando quais os programas que devem ser atualizados.

software informer

Lembre-se, grande parte da segurança parte do bom senso do utilizador. Mas partilhe a sua opinião, irá manter o Windows 7 ou atualizar para o Windows 10?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *