SAP: Como estornar movimento 261 (consumo confirmado)
Ao corrigir as suas ordens de produção no SAP, pode ser necessário estornar um movimento de mercadoria automático (261). O material será devolvido ao “lote” o que irá gerar um movimento 262. Este procedimento permite corrigir consumos de material duplicados, consumos de referências erradas, etc.
Isso poderá ser feito usando transação COOIS para obter informações da ordem de produção, e a transação CO13 para estornar o material. Pronto para começar? Relembramos que o SAP é modular, e capaz de se adaptar às necessidades de cada empresa, como tal, o layout encontrado por si, poderá ser um pouco diferente.
Como estornar o movimento 261?
Em primeiro lugar, comece por aceder à transação COOIS do SAP e introduza o número da ordem que pretende corrigir. Escolha o layout “Confirmações” para visualizar todas as confirmações associadas à sua ordem. No nosso caso, o material foi introduzido erradamente na operação “0010”.
É possível verificar que na Operação 0010 existem 4 confirmações, que corresponde à abertura e encerramento do tempo de produção, e mais dois movimentos, que correspondem aos movimentos de mercadoria 261 (duplicados).
Agora é simples, basta aceder à transação “CO13” e introduzir o número da confirmação que conseguiu obter no COOIS. Surgirá uma lista com a síntese de operações da confirmação, bastando estornar um dos movimentos de mercadoria.
Marque a caixa de seleção e clique no botão “Gravar”. Poderá ser necessário introduzir uma “justificação” para o estorno, que servirá de referência para a sua equipa. Surgirá uma mensagem indicando que a ordem foi estornada.
Relembramos, que em algumas situações o estorno poderá ser impossível, por exemplo, quando o material que tenta devolver já foi consumido em outra ordem. Ficou com dúvidas? Envie o seu comentário para o guia Informática, teremos todo o gosto em ajudar 😉