Qual o melhor gerenciador de senhas (alternativa ao LastPass)
O LastPass foi durante muitos anos o gerenciador de senhas de eleição de milhares de usuários. No entanto, com a decisão de limitar as contas gratuitas, o LastPass viu muitos utilizadores abandonarem o serviço começando um verdadeiro “êxodo”.
O que aconteceu?
A 16 de março o LastPass passou a limitar o funcionamento das contas gratuitas a um tipo de plataforma, o que tornou o serviço muito “curto” para a maioria dos utilizadores, pior que o próprio gerenciador de senhas do navegador. O plano mensal do LastPass é relativamente barato (2.90€ por mês), mas existem vários serviços alternativos capazes de oferecer o mesmo tipo de serviço (e mais alguns extras). Sendo assim, quais as alternativas?
Evite o gerenciador de senhas do navegador
Os navegadores atuais possuem um gerenciador de senhas incorporado, que é bastante útil, mas limitado. As senhas ficam disponíveis apenas no navegador usado, e não existe uma ferramenta para criação de senhas fortes. No entanto, já foram dados passos importantes, tal como o alerta de senhas vazadas do Google Chrome.
O Google Password Manager é outra solução óbvia, permitindo hospedar as senhas na sua conta Google, no entanto, também é bastante limitado nas ferramentas oferecidas.
Bitwarden
O BitWarden surge em primeiro lugar na nossa lista, pois é o único gerenciador de senhas que pode ser usado de forma gratuita, e sem limite de armazenamento de senhas. A conta gratuita pode ser usada por duas pessoas, ideal para uma pequena empresa, no entanto, poderá fazer um upgrade e passar a usufruir de outras funcionalidades, tais como 1 GB de armazenamento de arquivos, adicionar um contacto de emergência, etc.
Poderá ainda usar o serviço BitWarden Send, que lhe permite o envio de arquivos (encriptados) através da Internet. O arquivo pode ser partilhado mesmo com utilizadores que não possuam uma conta Bitwarden.
1Password
O 1Password é uma excelente escolha para quem procura tranquilidade, sendo compatível com praticamente todos os sistemas e navegadores. Com apenas um toque conseguirá fazer login nas suas contas. O 1Password oferece ainda várias ferramentas que o distinguem da concorrência, tal como o modo de viagem, que remove informações sigilosas do seu dispositivo num toque.
Além disso, o serviço possui a funcionalidade “Torre de vigia”, que o alerta para senhas fracas ou vazadas na Internet. Com a subscrição familiar, poderá partilhar as senhas de acesso a determinados serviços (por exemplo, Netflix) e obter 1GB de armazenamento.
Dashlane
O Dashlane é um gerenciador de senhas muito simples de utilizar, que inclui um serviço VPN que permite ocultar a sua verdadeira localização. A versão gratuita permite-lhe armazenar cerca de 50 senhas, e sincronizar pelos seus diversos dispoisitivos.
Por 3.33€ por mês conseguirá remover essas limitações, além de obter acesso à rede VPN, o que poderá ser bastante útil especialmente para quem usa redes WiFi públicas regularmente. Além disso, o serviço faz a monitorização constante da “Dark Web” para verificar se as suas senhas foram vazadas.
Conclusão
Usar um gerenciador de senhas permite melhorar significativamente a segurança das suas contas, e os seus aplicativos são auditados constantemente para evitar falhas. Os gerenciadores permitem definir autenticação de 2 fatores, e usam uma criptografia forte (AES-256, especificamente).
Armazenar todas as suas senhas num único programa pode deixar um calafrio na espinha, afinal de contas, deposita uma enorme confiança no serviço, mas a verdade é que nenhum dos serviços referido foi hackeado e trabalham arduamente para manter a credibilidade.