Quais os tipos de pasta térmica para o PC? Qual é a melhor?
A pasta térmica tem como função refrigerar o processador do nosso computador. Tendo em conta que é extremamente necessário manter o processador numa temperatura baixa, este é um dos itens mais importantes a considerar, especialmente se levamos ao limite o nosso computador.
Para conseguir saber qual a melhor, vejamos quais os tipos de pasta térmica disponíveis no mercado e como ela funciona.
Pasta térmica: Como funciona?
A pasta térmica se coloca entre o processador e o dissipador de calor do cooler. Como essas superfícies não são lisas, elas têm microdepressões que deixam espaço para o ar, que é um mau condutor de calor.
Como tal, ao colocar a pasta térmica, não deixamos esses espaços vazios para serem preenchidos com o ar, e assim mantém a temperatura da máquina ideal, ou próxima do ideal.
Para que a sua função seja desempenhada corretamente, é importante que escolha uma boa pasta térmica e que esta seja bem colocada. Por isso é importante conhecer os diferentes tipos de pasta térmica.
Quais os tipos de pasta térmica?
Existem diversos tipos de pasta térmica mas, sem dúvida, aquela que oferece uma melhor condutividade de calor são as de cerâmica ou prata. Como estes materiais conduzem muito bem o calor, a temperatura da máquina se mantém ideal.
Uma dica é sempre olhar para as especificações técnicas da pasta térmica. Eles indicam qual a condutividade térmica da pasta. Quanto maior o número, melhor a pasta.
Tem também as pastas de silicone e óxido de zinco. No entanto, estas não são tão eficientes quanto as primeiras. Obviamente que são melhores condutores do calor do que o ar, mais ainda assim não se mostram muito eficientes.
Ainda tem à disposição pastas térmicas de cobre e ouro. Esses materiais são altamente condutores de calor. No entanto, eles também são condutores de eletricidade, por isso é muito importante ter cuidado na hora de colocar.
Nesses casos é aconselhável a aplicação por um profissional. Ainda assim, o conselho é a de prata. Apesar destas serem mais condutoras, elas acabam por não mostrar uma grande diferença, além de não funcionarem tão bem em temperaturas baixas. Só notará alguma diferença quando a temperatura já estiver alta.
Os tipos de pasta térmica mais usados são precisamente os de silicone, a conhecida pasta térmica branca. A condutividade térmica, nesse caso, ronda os 0,4 w/mk. Para ter uma ideia da diferença, a pasta térmica de prata tem uma condutividade superior a 350.000 W/m2 ºC.
As pastas térmicas de prata também duram mais do que as pastas térmicas brancas. Num uso corrente o desempenho é idêntico. No entanto, se utiliza o seu computador ao máximo, a pasta de prata pode ser diferencial.
Como aplicar?
Agora que já conhece todos os tipos de pasta térmica para usar em seu computador, aprenda como aplicá-la da forma correta. O processo é bem simples e rápido. Não se esqueça de limpar igualmente a sujidade presente no cooler, ela impede a extração do calor.
- Encaixe o processador no soquete da placa-mãe e passe uma pequena quantidade de pasta no meio do processador.
- Espalhe por toda a superfície até preencher toda a área. Não precisa colocar muito. Uma pequena quantidade é o bastante pois o intuito é cobrir as micro depressões (são microscópicas mesmo, você nem consegue ver a olho nu. Então não vale a pena passar um monte de pasta!)
- Por fim instale o seu cooler.
Agora que conhece todos os tipos de pasta térmica e sabe como aplicá-la em seu computador, não deixe de manter sempre o seu processador em temperatura ideal! Já não tem desculpas!