Possui Senhas Hackeadas? O Google Chrome pode avisar
Sabia que agora o Google Chrome pode avisá-lo se alguma das suas senhas ficar exposta na Internet? Dessa forma, poderá atuar rapidamente e alterar a senha das suas contas, evitando as penosas consequências, como perda de acesso às contas.
As notícias de roubos de senhas e dados pessoais é cada vez mais frequente, atingindo grandes sites como Facebook, Tumblr, etc. Mesmo respeitando todas as regras de segurança, ninguém está imune. Relembramos que as novas leis Europeias do GDPR obrigam aos sites / empresas a reportar qualquer falha de segurança nas suas bases de dados aos seus utilizadores, ou seja, a tendência de ver notícias semelhantes vai aumentar.
Como funciona?
Na prática, o Google Chrome analisa todas as senhas que digita ao aceder a um serviço, e compara com o banco de dados disponível. Se encontrar alguma conta comprometida, você será avisado. Esta funcionalidade é igualmente utilizada pelos gerenciadores de senhas, que lhe permitem salvar as senhas de forma encriptada num “cofre” e sincronizar com todos os seus dispositivos de forma segura.
Ao mesmo tempo, fica igualmente menos “exposto” ao novo tipo de golpe que aproveita as senhas expostas na Internet. Na prática, a vítima recebe um email com a senha (capturada desses bancos de dados), com uma mensagem intimidativa, dizendo que gravaram o usuário em atividades comprometedoras, e exigindo um pagamento em Bitcoin para não expor informações sensíveis.
O facto de possuir a senha, leva a vítima a acreditar na veracidade mensagem e equacionar o pagamento (que como é óbvio nunca deverá ser feito).
Como saber quais as senhas hackeadas?
Usando os bancos de dados de senhas expostas, o Google poderá reportar as senhas comprometidas. Na verdade, já existem diversos serviços online capazes de fornecer a mesma informação, como são os casos do Avast Hack Check e o haveibeenpwned.
Na prática, basta digitar o seu email para que esses serviços possam analisar se o seu email surge em algum banco de dados de senhas roubadas. Após os testes iniciais o Google Chrome passou a incorporar esta funcionalidade de forma nativa.
Claro que o facto de o Google ler as suas senhas para comparar, é algo que poderá deixar os usuários “desconfiados”. Por isso mesmo, o Google viu-se na “obrigação” de informar que a verificação das senhas, foi desenhada de forma a não enviar informações sobre o usuário.
Para iniciar a verificação basta aceder às Configurações do Google Chrome (botão 3 pontos no canto superior direito) > Definições. No menu à sua esquerda escolha a opção “Segurança e Privacidade” e faça uma análise da segurança do seu navegador. Surgirá uma lista das senhas comprometidas, bem como a lista das que devem ser melhoradas (são fáceis de descobrir).
Clique no botão “Rever” para começar a corrigir os problemas de segurança encontrados. Ao clicar no botão “Alterar palavra-passe” será direcionado para a página do serviço afetado.
Qual é a sua opinião?
Acredita que esta funcionalidade poderá ser útil? Já foi necessário você alterar alguma senha? Partilhe a sua experiência connosco.