|

O Windows 10 é gratuito? Saiba como a Microsoft ganha dinheiro…

Atualmente é possível baixar e instalar o Windows 10 no computador, mesmo sem possuir uma licença válida. Para isso, basta aceder ao site da Microsoft, e fazer o download da ferramenta Media Creation Tool.

media creation tool

Após instalar o Windows 10, o sistema irá apresentar uma marca d’água, e algumas limitações de personalização, no entanto nada de muito “relevante”, podendo usar o computador normalmente.

Isto representa uma enorme mudança na politica de licenciamento da Microsoft, que no passado impedia as instalações sem licença e bloqueava o sistema ao fim de 30 dias sem uma licença válida.

pub

A Microsoft compreendeu…

A Microsoft começou a compreender que os usuários não querem investir quantias avultadas, só para ter a versão mais recente do Windows. Mesmo quando lançou a promoção do Windows 8, com licenças a 50 euros, a procura ficou muito aquém do esperado.

A Microsoft viu-se obrigada a mudar a sua forma de “monetizar” o Windows, tornando o sistema operativo, uma espécie de “Android” para os computadores. Essa mudança foi mais expressiva com a oferta da atualização do Windows 7 e 8, para o Windows 10. Mas sendo assim, como é que a Microsoft ganha dinheiro com o Windows 10?

1.) Loja do Windows

À semelhança do que acontece no Android, a Microsoft também ganha uma percentagem de cada venda realizada através da loja de aplicativos do Windows. Dessa forma, quanto maior for o número de utilizadores, maior a probabilidade de vender Apps.

loja de aplicativos do windows 10

2) Aplicativos da Microsoft

No Windows 10, a Microsoft também tenta promover ao máximo todo o Ecossistema de aplicativos da empresa. Portanto, ao usar a pesquisa do Windows 10, será convidado a usar o Bing com o respectivo navegador Edge.

pub

Se precisar de armazenamento em nuvem, a Microsoft terá todo o prazer em recomendar o OneDrive, e vender um plano extra de armazenamento. E claro, ao usar o OneDrive no PC, existe uma grande probabilidade de usar o aplicativo no Android, permitindo estender os “tentáculos” da Microsoft.

3) Publicidade no Windows 10

Embora não seja muito perceptível, o Windows 10 possui publicidade, como recomendações de aplicativos, sugestões do Office 365, etc.

4) Venda de licenças

Por último, a venda de licenças do Windows, até porque haverá sempre quem compre as licenças do Windows, para se livrar da marca d’água, bem como as limitações de personalização.

As licenças possuem preços bastante altos, a rondar os 189 e os 249 euros, dependo da versão que comprar HOME ou PRO (já viu licenças Windows de 20 reais à venda? Cuidado).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *