O que é o Windows Modules Installer Worker? Para que serve?
O seu computador está lento e a ventoinha do CPU aumenta a velocidade. Você abre o gestor de tarefas (pressionando as teclas de atalho CTRL + SHIFT + ESC) e verifica que o processo Windows Modules Installer Worker (ou tiworker.exe) está consumindo muitos recursos (CPU e disco).
Mas o que é o Windows Modules Installer Worker? Para que serve? Pode ser desativado? Porque razão consome tantos recursos do computador, fazendo o disco e o CPU trabalhar a 100%?
O que é o Windows Modules Installer Worker?
É um processo do sistema operativo, sendo responsável pela instalação, modificação e remoção de atualizações (ou componentes opcionais) do Windows. É normal encontrar este processo a trabalhar quando o seu Windows estiver a baixar atualizações (Windows Update).
Se o seu Windows estiver a baixar uma grande atualização (por exemplo, o Windows Creators Update), irá notar um aumento significativo do consumo de recursos de CPU e disco.
Processo consumindo muito disco e CPU, é normal?
A má notícia é que os elevados consumos do Windows Modules Installer Worker são normais, afinal de contas, o processo de baixar e instalar atualizações é exigente. A boa notícia, é que após o seu Windows terminar as atualizações, o processo irá eventualmente parar.
Como desativar windows modules installer worker?
Embora seja possível desativar o Windows modules installer worker, não é recomendado. As atualizações do Windows são essenciais para instalar novas funcionalidades, bem como para garantir a segurança do seu computador. Sem as atualizações, o seu computador poderia ficar exposto aos mais recentes ataques de ransomware, nos quais eram exigidos resgates para libertar os seus arquivos.
No entanto, se está empenhado em desativar o processo, poderá optar por adiar as atualizações do Windows. Para isso, será necessário usar um pequeno truque, levando o Windows a acreditar que você está a usar uma ligação “limitada”. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como adiar as atualizações do Windows.