O que é o DPI no mouse? Antes de comprar, faça estas perguntas para si!
Ao comprar um mouse, é normal encontrar o termo DPI em destaque, quase como se fosse o parâmetro mais importante na sua compra, no entanto, está perante “marketing” puro. Um DPI demasiado elevado até poderá dificultar o seu trabalho ou jogo, tornando o mouse demasiado sensível ao movimento.
Por isso mesmo, muitos mouses atuais permitem alterar o DPI manualmente, ajustando dessa forma a sensibilidade do mouse à tarefa que está a realizar. No entanto, o DPI não deve desviar a sua atenção de outros fatores importantes, tal como a ergonomia (conheça os mouses verticais), o número de botões, o peso, a qualidade de construção, etc.
O que é o DPI?
O termo DPI (Dots Per Inch, ou em português pontos por polegadas) é usado para determinar a sensibilidade do mouse. Quando o mouse possui um DPI elevado, irá responder mais rapidamente aos seus movimentos, e o cursor irá percorrer uma distância maior quando mover o mouse.
Um exemplo prático é nos jogos de tiro na primeira pessoa (FPS). Ao usar o Zoom da Sniper, o DPI elevado pode ser uma grande ajuda, no entanto, fora disso, irá fazer a câmera virar rapidamente (correndo o risco de partir o pescoço do personagem 😉 )
Qual o DPI do meu mouse?
A forma mais simples de saber quantos DPI o seu mouse possui é através do site do fabricante, pesquisando o respectivo modelo. Existem alguns serviços online que fornecem a funcionalidade DPI Analyser, permitindo obter uma leitura real dos DPI que estará a usar.
Para isso, deve usar um papel como medida, ou simplesmente posicionar uma régua perto do mouse. Marque a distância que irá percorrer, e desloque a cruz vermelha até à distância que marcou no papel ou régua. Irá obter os DPI’s reais do mouse.
O que realmente importa?
Para o fabricante, será sempre muito mais fácil vender um mouse que indique na caixa 24000DPI, do que um mouse com 3600. No entanto, existem outros fatores que deverá ter em mente, e como tal, quando for comprar um mouse faça as seguintes perguntas:
Por norma, os ratos com fio (USB) são mais baratos, mas limitam consideravelmente o movimento.
Os mouses atuais estão equipados com baterias que podem ser carregadas a ligar o mouse ao computador. Dessa forma, evita o transtorno de comprar pilhas.
Se possui dores nos pulsos, os mouses verticais podem ser uma grande ajuda, reduzindo a torção do pulso.
Um mouse gaming está equipado com botões extra para o ajudar a realizar tarefas mais rapidamente durante o seu jogo. Se a utilização for casual, seguramente não irá necessitar de alta precisão ou do tempo de reação para navegar na Internet.
No início, o mouse possuía uma bola de borracha que era usada para captar o movimento. Ocasionalmente, lá tinha você de tirar a bola e remover o cotão. Hoje em dias os mouses possuem leitores óticos e laser. Explicando de forma muito simplista, os mouses com laser conseguem funcionar em mais superfícies, e superfícies irregulares.
Após encontrar os mouses capazes de corresponder às suas expectativas, o design, a marca e o preço vão funcionar como fatores diferenciais e ajudar o produto perfeito para si. Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário para o Guia Informática 😉