|

O que é Modo Anónimo do Navegador? É Seguro?

Já aconteceu a todos nós, pesquisar informação sensível, ou ver conteúdo embaraçoso na Internet, e simplesmente não querer deixar rastos no computador, mais propriamente no navegador, onde um familiar ou até mesmo a entidade patronal possa descobrir.

Então você lança o seu navegador, abre o modo anónimo (ou janela sem rasto), que permite manter a sua actividade online “secreta”. Mas será confiável e seguro? Que nível de privacidade o modo anónimo oferece?

modo anónimo chrome

O que faz o Modo Anónimo?

Na prática, o modo anónimo exclui todos os arquivos de navegação, como o histórico, cache (que contem conteúdo das páginas visitadas), cookies (que monitoriza a sua actividade) e dados de formulários preenchidos, logo após você terminar a sessão, ou seja, fecha a janela do modo anónimo.

pub

Esta funcionalidade é bastante útil, escondendo os seus hábitos de navegação. Como funciona de “forma separada” da navegação normal, até pode ser usada para abrir duas contas em simultâneo no mesmo serviço (por exemplo, o Facebook), neste caso, uma conta no modo normal, e outra no modo
anónimo.

O seu tráfego é monitorizado em servidores

Ao entrar em modo incógnito, pode ler a mensagem que indica que a sua “A sua atividade poderá continuar visível”, e que usando o modo anónimo não impede o empregador ou ISP (fornecedor de serviço de Internet) visualizar o que faz na Internet.

Sendo assim, como fazem isso?

Na prática, toda a “privacidade” fornecida pelo modo anónimo é feita a nível local, podendo ser monitorizada através de servidores por onde passam. O que significa que se pretende ficar completamente anónimo deve considerar a utilização de uma rede VPN ( Virtual Private Network).

A VPN permite encriptar o seu tráfego, ocultando a sua atividade e localização. Para utilizar uma rede VPN, basta instalar um programa específico no seu computador ou smartphone. Não estamos a tentar assustar, apenas a alertar que o modo incógnito pode não ser tão “poderoso” como você deseja.

VPN

Desactivar extensões em modo anónimo

É igualmente importante verificar se nenhuma extensão do navegador fica ativa, durante o modo
anónimo, visto que estas podem monitorizar a sua navegação (por exemplo, o Flash).

Para melhorar a sua privacidade, é igualmente recomendado excluir a cache DNS. A cache DNS pode ser associada ao IP do site, e consequentemente ao domínio (ficando a vista de todos os sites que visitou).

Para excluir a cache DNS, basta abrir a linha de comandos pressionando as teclas de atalho do Windows + R e na janela de execução digite cmd.exe .Na linha de comandos digite:

ipconfig /flushdns

É importante referir que se o seu computador sofrer um erro grave (por exemplo, um erro de tela azul), que faça o computador reiniciar, o seu navegador não conseguirá excluir os arquivos de navegação. Quando isso acontecer, verifique que dados ficaram armazenados no navegador.

pub

Recuperar arquivos deletados

O modo anónimo exclui automaticamente todo o historial de navegação, mas isso não significa que o mesmo não possa ser recuperado. Existem diversos programas de recuperação, que permitem recuperar arquivos excluídos (por exemplo, o DiskDigger). Embora seja uma possibilidade remota, é possível que estes programas possam recuperar arquivos associados à sua navegação anónima.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *