Como criar um email temporário (Falso) – Guia Informática
Por vezes é necessário cadastrar o email em serviços online, para ganhar acesso e usufruir desse mesmo serviço. O problema é que mais tarde o seu email pode ser capturado em falhas de segurança, e o seu email e respetiva senha expostos na Internet.
![criar um email temporário](https://www.guia-informatica.com/wp-content/uploads/2019/05/email-3249062_640-1.png)
Após o seu e-mail ser exposto na Internet, a probabilidade de ser “bombardeado” com SPAM e tentativas de Phishing é igualmente maior. Para se proteger, poderá criar um endereço de e-mail temporário, que fica ativo apenas por alguns minutos, o suficiente para receber uma possível mensagem, antes de desaparecer completamente.
1- TempMail
Um desses serviços é o TempMail. Na prática basta aceder ao site do TempMail.org para que seja gerado um endereço de email automaticamente, que fica ativo enquanto a janela do navegador não for fechada.
![tempmail email temporário](https://www.guia-informatica.com/wp-content/uploads/2019/05/tenpmail-1.png)
Na parte inferior da janela, encontrará a Caixa de entrada, onde poderá ler os emails recebidos, bem como enviar emails com o endereço descartável.
![caixa de entrada do tempmail](https://www.guia-informatica.com/wp-content/uploads/2019/05/caixa-de-entrada-tempmail-1.png)
Para uma maior comodidade poderá igualmente instalar uma extensão do Google Chrome permite obter um novo endereço email temporário sempre que necessitar.
10 Minute Mail
Em alternativa, poderá usar o 10 MinuteMail, que tal como o próprio nome indica, gera um endereço de email que fica ativo por 10 minutos. Mas não se preocupe, se necessitar de mais tempo, poderá simplesmente “Mais 10 minutos”.
![10minutesmail](https://www.guia-informatica.com/wp-content/uploads/2019/05/10minutesmail-1.png)
O 10 Minute Mail possui um funcionamento muito semelhante ao do primeiro serviço, exibindo o seu endereço de email temporário juntamente com a caixa de entrada.
Emails que se autodestroem no Gmail…
Se pretende enviar uma mensagem de email, que se é excluída após a leitura, ou após um determinado intervalo de tempo (definido por si), poderá usar o modo confidencial do Gmail. Para mais detalhes, poderá visualizar o nosso vídeo no YouTube:
Na prática, o destinatário nunca recebe a mensagem de email no dispositivo, sendo redirecionado para os servidores do Google, onde pode visualizar o conteúdo, sem conseguir guardar (embora exista a possibilidade de fazer uma captura de tela).