Conheça o Google Stadia, um serviço de streaming de Jogos
Na Game Developer Conference, a Google apresentou o seu novo serviço de streaming de jogos, denominado Stadia. No ano passado, a Google já tinha feito uma “demonstração” deste serviço com Project Stream, que permitia jogar Assassin’s Creed Odyssey através do Google Chrome.
Com o Stadia, o utilizador poderá jogar em qualquer dispositivo com acesso à Internet, seja no computador através do Google Chrome, na televisão usando o ChromeCast, no Smartphone ou tablet. O progresso do jogo é salvo e sincronizado entre dispositivos.
Vantagens do Streaming?
O streaming de jogos traz diversas vantagens, desde logo, não é necessário baixar e instalar os jogos, permitindo poupar espaço no seu dispositivo. Outra vantagem, é que o processamento do jogo é feito nos datacenters do Google, logo não precisa de investir uma fortuna numa placa gráfica para executar os seus jogos favoritos a 4K e 60fps (dependendo da sua conexão, é claro).
Ou seja, o utilizador deixa de se preocupar com os requisitos necessários para correr um jogo, no entanto, para tudo fluir corretamente será necessário uma boa conexão, caso contrário, a resolução dos jogos será reduzida. Caso necessite otimizar a sua rede Wi-Fi, visite o nosso artigo: Como usar um router como repetidor Wi-Fi.
Jogos no Stadia
O sucesso da plataforma estará dependente dos títulos apresentados, e como tal, sem o apoio dos grandes desenvolvedores de jogos, a plataforma poderia estar condenada logo à nascença.
A pensar nisso, a Google apresentou parcerias com grandes nomes como a Ubisoft e a Bethesda (que revelou que o novo DOOM Eternal já estará disponível na plataforma Stadia).
Mas não é tudo! A Google também irá desenvolver os seus próprios jogos, tal como a Sony, a Microsoft e a Nintendo fazem nas respectivas consolas.
Quando chega o Stadia?
Numa fase inicial, o Stadia estará disponível nos EUA, Canadá, Reino Unido e grande parte da Europa, chegando apenas na recta final de 2019. Segundo o Google, existirá mais informações no Verão deste ano.
Controlar os jogos
Segundo Phil Harrison, o Stadia irá ser compatível com controladores USB tradicionais, bem como mouses e teclados padrão. No entanto, para minimizar a latência dos jogos, a Google apresentou um comando (controle) com design bastante semelhante ao dos seus concorrentes X-Box e PlayStation.
Este comando possui ainda botões de atalho para interagir com o Google Assistente e YouTube para iniciar a transmissão dos seus jogos.
Ligação ao Youtube
O Stadia irá permitir transmitir os seus jogos diretamente no YouTube. Com a funcionalidade Crowd Play, permitirá aos espectadores dos streams, jogarem contra os “youtubers”, embora essa funcionalidade esteja dependente do detentor do canal.