Como testar se a Webcam está a funcionar? [Dica simples]
Vai iniciar uma videoconferência, mas não tem a certeza se a webcam está a funcionar corretamente? Não se preocupe, com alguns passos simples, é possível confirmar se a câmera funciona corretamente, e que tipo de imagem está a ser captada, podendo corrigir se necessário, o seu posicionamento ou iluminação.
Como testar a Webcam?
Uma forma simples de testar o funcionamento da Webcam, é com o aplicativo “Câmera” do seu Windows. Para isso, basta aceder ao menu Iniciar – Todas as aplicações – Câmera (ou Câmara). Se estiver tudo funcionando corretamente, deverá ver uma imagem de forma instantânea. Caso utilize mais do que uma Webcam (integrada do notebook e externa), poderá navegar entre a imagem das duas câmeras.
Webcam não funciona, como resolver?
Existem vários problemas que podem condicionar o funcionamento da Webcam, mas felizmente, na sua maioria são muito fáceis de resolver.
Verifique a conexão: Se está a usar uma webcam externa, verifique se o cabo USB está conectado corretamente ou experimente uma porta USB diferente (a porta USB atual pode estar danificada).
Baixe drivers de webcam: Outro problema comum é a falta dos drivers da Webcam. Por norma, o Windows Update consegue baixar e atualizar os drivers de todos os componentes, mas podem existir falhas. A forma mais simples de baixar os drivers é através do site do fabricante. Faça uma pesquisa com o nome do fabricante e o modelo da webcam, juntamente com a palavra drivers (por exemplo, Logitech C270 HD drivers). Os resultados da pesquisa normalmente conseguem direcionar para a página de download dos drivers.
Verifique as configurações de privacidade do Windows: De forma a melhorar a sua privacidade, o Windows limita o acesso de programas à sua webcam e microfone. Por norma, isso é excelente, no entanto, quando não está configurado corretamente, pode fazer com que a sua Webcam não funcione com alguns programas. Para verificar suas configurações, digite “Definições de privacidade da Câmara” na pesquisa do Windows.
Por fim, é só garantir que o “Acesso à Câmara” está ativo, e que a opção do programa que irá usar (Zoom, Skype, ou Chrome se for através do navegador), se encontra ligado. Ficou com dúvidas? Envie o seu comentário para o Guia Informática no formulário abaixo 😉