Como testar o teclado do PC (se tecla está sendo pressionada)

Durante a manutenção de um computador é normal ser necessário testar o funcionamento do teclado, garantindo que tudo funciona corretamente antes de entregar o PC ao cliente.

Aqui no Guia Informática fazemos recondicionamento de notebooks, e como tal, é normal encontrar alguns teclados que não funcionam a 100%, falhando alguma tecla, ou até mesmo, com teclas presas, fazendo com que o computador se comporte de forma “estranha”.

pub

1. Usando teclado virtual

Uma forma simples de saber se as teclas CTRL, SHIFT, ALT ou Windows estão sendo pressionadas é através do teclado virtual do próprio Windows. Dessa forma evita o recurso a programas externos.

Para lançar o teclado virtual usando apenas o mouse (assumindo que seu teclado não está a 100%), basta clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas (junto ao relógio do Windows) e escolher a opção “Mostrar Botão do teclado virtual”.

mostrar botão do teclado virtual

Se alguma das teclas referidas estiver sendo pressionada surge em destaque. Infelizmente, não é possível testar outras teclas com esta técnica.

teclado virtual windows

Relacionado: Como desativar o teclado do Notebook (3 soluções)

2. PassMark KeyBoardTest

A forma mais fidedigna de testar o seu teclado é através do programa PassMark KeyBoardTest, um programa gratuito para testar, que pode ser usado sem limitações durante 30 dias.

O programa mostra um mapa do seu teclado, marcando com a cor verde todas as teclas pressionadas, e como tal, em bom estado de funcionamento. A vermelho, poderá ver a tecla que está sendo pressionada.

passmark keyboardtest

Repare que o programa permite testar os leds do “Caps Lock”, “Num Lock” e “Scroll Lock”, bastando pressionar o botão “Test LEDs”. As luzes começam a piscar de forma alternada.

Além do teclado, o aplicativo também lhe permite testar o movimento do mouse, bastando para isso pressionar o botão “Mouse Move”. Uma excelente ferramenta para ajudar a obter um diagnóstico completo e coerente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Posts Relacionados

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *