Como saber se alguém usou o meu PC

Se removeu a senha de inicialização do Windows, ou partilha a casa com alguém que sabe a senha do computador, é normal começar a sentir algum “desconforto”, e a questionar se alguém anda a bisbilhotar os seus arquivos pessoais na sua ausência.

No entanto, existe um “truque” simples no Windows que lhe dará a resposta que procura, bastando para isso visitar o registo de eventos do Windows. Existem ainda outras “pistas” que poderá explorar, tal como o histórico de navegação do navegador, ou nos arquivos “Recentes” dos seus programas favoritos (analisando a “última modificação”).

pub

Como funciona?

1- Comece por pressionar as teclas de atalho Windows + R para abrir a janela “Executar”. Agora digite eventvwr.msc e pressione a tecla Enter para confirmar. Em alternativa, poderá digitar “Visualizador de eventos” na pesquisa do Windows.

eventvwr.msc

2- Na janela que surge, escolha a opção “Registos do Windows” > Sistema. Aqui irá encontrar uma lista de eventos registados pelo Windows. Ao selecionar um evento, é possível ver uma descrição do mesmo na parte inferior (separador “Geral”).

Como saber se alguém usou o meu PC

O importante não é perceber o significado de cada evento, mas ver a hora a que foi registado, o que pode indicar o horário em que o seu computador esteve ligado. No entanto, se pretende maior detalhe, poderá clicar na opção “Filtrar Registo Atual” que encontra na parte direita da janela.

eventos do windows

No campo “Incluir / Excluir IDs” introduza os seguintes valores consoante a informação que pretende:

  • 6005 – Para saber o horário em que o computador foi ligado;
  • 6006 – Para saber a que horas o computador foi desligado.
pub

Surgirá uma lista com todos os horários em que o computador foi ligado e desligado. Existe ainda o aplicativo gratuito TurnedOnTimesView da NirSoft, que organiza mais explicitamente a hora de arranque e de encerramento, bem como o tempo total que o PC este ligado.

nirsoft TurnedOnTimesView

Se ficou com dúvidas, envie o seu comentário para o Guia Informática, esperámos que pelo menos possua a consciência mais tranquila 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *