Como limpar a cache do Windows 10

Limpar a cache do Windows é importante para recuperar algum espaço perdido, bem como otimizar a performance do PC. Limpar a cache do Windows 10 permite-lhe ainda corrigir alguns erros comuns do Windows Update e respectiva loja de aplicativos, visto que “obriga” o sistema a baixar novamente os arquivos que possam estar corrompidos.

Como certamente irá comprovar, existem diversos tipos de cache no sistema, e embora existam programas que permitam limpar este tipo de arquivos automaticamente, é sempre interessante conhecer as “entranhas” do seu sistema

pub

1- Limpar a cache do Windows Update

Sempre que existe um problema no Windows Update, a primeira solução consiste em excluir os arquivos temporários de cache do Windows Update, obrigando o serviço a baixar os arquivos novamente (se necessário). Não obstante, poderá excluir esses mesmos arquivos para recuperar algum espaço perdido.

Para começar, basta pressionar as teclas de atalho Windows + R e digite o comando: %windir%\softwaredistribution\

software distribution

Aceda à pasta “Download” e exclua todos os arquivos contidos na pasta, pressionando as teclas CTRL+A para selecionar todos os arquivos, e a tecla Delete para excluir os mesmos. Pode excluir sem medo, porque tal como foi referido, se for necessário, o Windows baixa novamente.

2. Excluir Arquivos Temporários

O Windows armazena vários arquivos temporários de aplicativos para “Agilizar” alguns processos. No entanto, se pretende recuperar algum espaço, comece por pressionar as teclas de atalho Windows + R e na caixa de execução, escreva %temp% para abrir o diretório de arquivos temporários. Selecione todos os arquivos contidos nesse mesmo diretório e pressione a tecla “Delete” para excluir os arquivos temporários.

Existe ainda uma segunda pasta de arquivos temporários, para aceder à mesma volte a abrir a caixa de execução pressionando as teclas de atalho Windows + R e digite temp (sem os caracteres %). Poderá surgir uma mensagem indicando que você não possui permissão para alterar o conteúdo, bastando pressionar o botão “Continuar”. Exclua todo o conteúdo contido na pasta.

3. Excluir o Prefetch

A pasta “Prefetch” pode ser importante para agilizar o lançamento de programas, no entanto, pode conter programas obsoletos, e como tal, tornar-se ineficiente. Para limpar o mesmo, basta pressionar as teclas de atalho Windows +R e digitar prefetch na janela de execução. Selecione todos os arquivos e pressione a tecla “DELETE”.

4. Excluir arquivos temporários da Loja Windows

Limpar os arquivos temporários da loja de aplicativos do Windows permite-lhe poupar algum espaço, mas também corrigir alguns erros relacionados com a transferência e instalação de apps. Para limpar a cache da loja basta pressionar as teclas de atalho Windows + R e escrever o comando wsreset.exe. Em alternativa, poderá simplesmente pesquisar por wsreset e escolher a opção “Executar como administrador

wsreset

5. Limpar arquivos temporários do navegador

Todos os navegadores armazenam arquivos temporários dos sites que visita. Ao fim de algum tempo, o espaço ocupado será bastante significativo. Para excluir esses arquivos, basta abrir o seu navegador favorito e pressionar as teclas de atalho CTRL + SHIFT + Delete. Escolha os dados que excluirá marcando as respetivas caixas de seleção, poderá manter os dados de login, o que evita ter de reintroduzir senhas de login (Caso não utilize um gerenciador de senhas).

limpar histórico do navegador

6. Limpar histórico de localização

O Windows 10 armazena um histórico de localização, que pode ser usado pelos aplicativos do Windows. Para excluir este histórico aceda ao menu Iniciar e clique no botão de Configurações (engrenagem).

pub

Na janela que surge clique em “Privacidade” > Localização. Agora basta procurar o campo “Histórico de Localização” e clicar no botão “Limpar”.

limpar histórico de localização

7. Limpar cache de DNS

Limpar a cache de DNS poderá ajudar a resolver problemas de conexão. Para isso, basta digitar “cmd.exe” (sem aspas) na barra de pesquisa do Windows e escolher a opção “Executar como Administrador”. Na linha de comandos do Windows digite ipconfig /flushdns e pressione a tecla Enter. Se tudo correu bem, surgirá uma mensagem indicando que o Cache foi limpo com sucesso.

ipconfig flush dns

8. Limpeza de arquivos do Windows

O Windows possui uma ferramenta de limpeza de arquivos temporários, que lhe permite excluir vários tipos de cache e arquivos desnecessários, incluindo alguns dos arquivos excluídos nos passos anteriores e outros, como a pasta Windows.old (gerada quando faz um upgrade de versão do Windows).

Para usar esta ferramenta basta pesquisar “Limpeza do disco” (usando a pesquisa do Windows). Selecione quais os arquivos que pretende excluir e clique no botão “OK”. Poderá encontrar ainda mais opções de limpeza clicando no botão “Limpar arquivos do sistema”.

limpar cache do windows10

Está pronto, conseguiu libertar bastante espaço no seu sistema?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *