Como escrever corretamente na Internet com o Microsoft Editor
Atualmente existem diversas extensões para o navegador que lhe permitem escrever corretamente na Internet, evitando erros constrangedores, e dando um tom mais profissional aos seus textos. Isso poderá ser uma ajuda fundamental para escrever as suas publicações nas redes sociais, um email formal, ou até mesmo um documento usando serviços como o Word Online, ou o Google Docs.
Poderá fazer a verificação gramatical e ortográfica dos seus textos, e ainda, obter sugestões avançadas para melhorar a sua escrita. Além disso, poderá ainda usar o seu navegador para ler o texto, e dessa forma, verificar se é necessária alguma pontuação adicional.
Microsoft Editor
Uma das melhores soluções para quem pretende manter a coerência na escrita é a extensão Microsoft Editor, que se encontra disponível para os navegadores Google Chrome e Microsoft Edge. A qualidade da verificação é semelhante à que encontra no editor de texto Microsoft Word.
Será necessário fazer o login na sua conta Microsoft. Após a instalação e ativação do Microsoft Editor, sempre que aceder a um determinado site, a extensão irá analisar os textos e sublinhar a vermelho os erros encontrados. A versão “Premium” permite-lhe ativar a opção “Aperfeiçoamentos”, que o ajuda a melhorar a sua escrita, exibindo várias sugestões para melhorar o seu texto. Esta funcionalidade está disponível para usuários com assinatura do Office 365.
LanguageTool
Outro serviço interessante, e igualmente gratuito é o LanguageTool. Poderá instalar a extensão no navegador e começar a usufruir de uma análise básica da gramática. Poderá ainda ativar outras funcionalidades como o Modo Exigente (ou Picuinhas) e os sinónimos, que permite obter outras sugestões de palavras com um duplo clique.
Use o Microsoft Edge para ler os seus textos!
O Microsoft Edge possui uma funcionalidade interessante que permite ler os textos de um determinado site, documento ou página. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse na página que possui o texto e escolher a opção “Ler em voz alta” (CTRL+ SHIFT+ U).
Veja também : Microsoft Edge: 10 Dicas para melhorar a sua navegação
Conclusão: No frente a frente, o Microsoft Editor conseguiu encontrar mais erros no nosso texto, sendo esse o verdadeiro ponto de decisão. No entanto, o LanguageTool possui um modo “online” que lhe poderá ser bastante útil, e como tal, não é uma opção a descartar 😉 Possui outra sugestão? Envie o seu comentário para o Guia Informática.