Como criar um pendrive / DVD bootável (de instalação do Windows)
Um pendrive / DVD bootável é um suporte que contém todos os arquivos necessários para iniciar o sistema operativo, sendo utilizado para recuperar uma instalação danificada (por exemplo, após uma infeção por malware), ou para (re) instalar o Windows. Dependendo do computador em questão, poderá por criar um pendrive (ideal quando o computador não possui drive óptica) ou um DVD.
Para isso, existem duas soluções: a primeira usando a ferramenta disponibilizada pela própria Microsoft denominada Media Creation Tool, e a segunda, usando o programa gratuito Rufus. Esta segunda opção permite-lhe um maior controlo da versão do Windows que irá baixar, conseguindo inclusivamente criar suportes de instalação para computadores que não suportam o Windows 11 (sem TPM ou Secure Boot).
Método 1: criar pendrive Bootável usando o Media Creation Tool
Comece por baixar a ferramenta “Media Creation Tool” diretamente do site da Microsoft. Poderá fazer o download através dos seguintes links (na seção “Criar Midia de instalação”), bastando escolher a versão correta do Sistema Operativo:
Execute a ferramenta e escolha a opção “Assistente de Instalação do Windows”, clique na opção “Baixar Agora”. Após aceitar os termos de utilização da ferramenta, será necessário indicar a versão do Windows que irá baixar. Por padrão, a Microsoft escolhe uma versão igual à do computador que está a criar o suporte. Se pretende criar um suporte de uma versão diferente, será necessário desmarcar a opção “Utilize as opções recomendadas para este PC” e alterar a edição.
Em seguida, será necessário escolher o tipo de suporte que irá criar. Um pendrive, que deverá ter pelo menos 8GB (nada de extraordinário atualmente), ou baixar uma imagem .ISO para gravar em DVD. No nosso caso, iremos prosseguir criando um pendrive bootável que deverá conectar ao computador.
Não se esqueça que o pendrive será formatado, ou seja, todo o conteúdo guardado no mesmo será excluído. Para terminar, é só confirmar a criação do sistema operativo. Esta operação pode demorar largos minutos, sendo possível continuar a trabalhar no computador.
Criar um suporte de instalação usando o Rufus
O Rufus é um programa poderoso que o ajuda a criar suportes de instalação do Windows, incluindo de versões mais antigas. Para isso, comece por introduzir o suporte que pretende usar, por exemplo, um pendrive. Clique no botão “Transferência” e escolha a versão do Windows que pretende baixar.
Pode inclusivamente escolher versões mais “antigas” de um sistema operativo, no entanto, ~e recomendado usar sempre a versão mais recente, menos propensa a “bugs”. Após selecionar o Windows e respetiva versão, clique no botão “Iniciar”. Dá-se início ao processo de baixar e criar o suporte de instalação. Este procedimento poderá demorar largos minutos, enquanto isso, poderá continuar a trabalhar no computador normalmente.