Como corrigir o erro 0x80080005 do Windows Update

Sempre que tenta atualizar o seu Windows recebe uma mensagem de erro com o código 0x80080005, indicando que existe um problema ao instalar as atualizações? Saiba como resolver o problema de uma forma simples e intuitiva.

Este erro surge quando o Windows não consegue baixar e instalar as atualizações do Windows, sendo resolvido limpando a cache e “obrigando” o sistema a baixar os arquivos de download novamente.

0x80080005 windows update

A segurança, estabilidade e performance do seu Windows dependem das atualizações, que introduzem correções e otimizações no sistema operativo. O ideal seria você usar temporariamente uma ligação à Internet por cabo ao invés do Wi-fi, para reduzir a probabilidade de falhas na Internet.

pub

Solução 1: Desativar programas de segurança

Em primeiro lugar, experimente pausar a proteção do seu antivírus. Para garantir a segurança do sistema, os antivírus analisam todos os downloads efectuados, o que por vezes pode interferir com os downloads do Windows. Após pausar o antivírus aceda ao Menu Iniciar > Definições > Atualizações e Segurança > Windows Update e clique no botão “Repetir”.

Solução 2: Corrigir Windows Update

Uma das soluções mais óbvias, consiste na utilização na ferramenta de recuperação do próprio Windows Update. Para isso, comece por aceder ao Menu Iniciar – Definições – Atualizações e Segurança. No menu à sua esquerda escolha a opção “Resolução de Problemas” e clique na ferramenta do “Windows Update”.

corrigir windows update

O sistema irá aplicar um conjunto de soluções padrão, ajudando o Windows Update a recuperar o seu normal funcionamento.

Solução 3: Reiniciar os serviços do Windows Update

Antes de começar este segundo procedimento é recomendável remover todos os dispositivos USB (não essenciais) que possua conectados ao seu computador (pendrives, impressoras, etc.).

Agora, digite cmd.exe na barra de pesquisa do Windows 10 e quando surgir a Linha de Comandos (Prompt de Comando) escolha a opção “Executar como Administrador”.

prompt de comando administrador

Digite os seguintes comandos usando a tecla [Enter] para confirmar cada comando:

  • net stop wuauserv
  • net stop cryptSvc
  • net stop bits
  • net stop msiserver
  • Ren C:\Windows\SoftwareDistribution SoftwareDistribution.old
  • Ren C:\Windows\System32\catroot2 Catroot2.old
  • net start wuauserv
  • net start cryptSvc
  • net start bits
  • net start msiserver
pub

Os comandos que digitou também permitem excluir a pasta de arquivos temporários do Windows Update. Por vezes, esses arquivos ficam corrompidos gerando as mais diversas mensagens de erro.

Na prática, a pasta é renomeada para SoftwareDistribution.old, obrigando o sistema a baixar novamente todos os arquivos, e corrigindo o problema.

Solução 4: DISM

Caso o erro 0x80080005 persista, poderá usar a ferramenta DISM (Deployment Image Servicing and Management), que analisa o sistema e substitui os arquivos danificados por cópias baixadas diretamente dos servidores da Microsoft. Para começar, basta digitar “PowerShell” na barra de pesquisa do Windows e com o botão direito do mouse e selecione “Executar como administrador”.

powershell administrador

Agora, digite o seguinte comando:

DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth

A recuperação do sistema pode demorar alguns minutos, chegando a dar a sensação que a verificação ficou “bloqueada”. É importante que o Windows termine a recuperação.

E se nada resultar…

Se nenhum dos procedimentos for eficaz para resolver o problema, pode sempre optar por usar o Media Creation Tool para atualizar o Windows para a versão mais recente.

Esta ferramenta também é usada para reinstalar o Windows, no entanto, poderá atualizar para a versão mais recente, mantendo os seus arquivos intactos. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como forçar a atualização do Windows 10.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Posts Relacionados

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *