Como configurar o DNS do Google ou CloudFlare (8.8.8.8 ou 1.1.1.1)
Usar o serviço DNS do Google, permite obter uma velocidade de navegação mais rápida, e resolver alguns erros comuns de DNS, que impedem o acesso a determinados sites. No entanto, testes recentes de benchmark, revelam que o serviço de DNS da CloudFlare, consegue resultados superiores.
Por padrão, o serviço de DNS é feito pelo seu ISP (ou seja, o seu provedor de Internet). No entanto, estes servidores são normalmente mais lentos, e colocam alguns entraves na hora de aceder a determinadas páginas. Entraves esses que podem ser superados usando uma VPN.
O que é o DNS?
Explicando de uma forma muito básica, é um servidor que converte o nome do site que pretende aceder num endereço de IP. Como tal, quanto mais rápido for o acesso e resposta desse servidor, mais rápida será a navegação.
Como configurar o DNS?
Na prática, existem duas formas de configurar o DNS. A primeira é feita diretamente no dispositivo que está a configurar, por exemplo, no computador. Em alternativa, poderá configurar o DNS do seu roteador o que fará com que todos os dispositivos conectados ao mesmo usem o mesmo DNS.
Configurar o DNS no Windows
Comece por clicar no ícone da ligação à Internet no canto inferior direito (perto do relógio do Windows), e selecione “Abrir centro de Rede e Partilha” > Alterar opções do adaptador. Em alternativa, aceda ao Menu Iniciar – Painel de Controle – Centro de Partilha.
Clique na conexão que pretende personalizar, ou seja, a rede à qual está ligado (por exemplo, à rede Wi-Fi), e com o botão direito do mouse escolha a opção “Propriedades” (será necessário permissões de administrador).
No separador “Rede” procure o campo “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)”, e após selecionar o mesmo clique no botão “Propriedades”. Selecione a caixa de verificação “Utilizar os seguintes endereços de servidores DNS”. Agora digite os seguintes IPs:
Google Public DNS (ipv4):
- 8.8.8.8 (preferencial)
- 8.8.4.4 (alternativo);
CloudFlare (ipv4):
- 1.1.1.1
- 1.0.0.1
Faça o mesmo procedimento mas desta vez procure “Protocolo IP Versão 6 (TCP/IPv6)”. Digite os seguintes endereços ipv6:
Google Public DNS (ipv6)
- 2001:4860:4860::8888
- 2001:4860:4860::8844
CloudFlare (ipv6)
2606:4700:4700::1111
2606:4700:4700::1001
No Android:
Comece por aceder às Definições (Configurações) e selecione “Redes sem fios” – “Wi-Fi”. Pressione prolongadamente no nome da rede Wi-fi que irá usar e selecione a opção “Modificar Rede”. Em seguida, ative a caixa de seleção “Opções Avançadas”. No campo “Definições IP” que surge, altere a opção DHCP para “Estático”.
Por fim, altere as configurações de DNS. Você poderá usar os servidores de DNS do Google, bastando para isso definir o servidor DNS1 com os valores “8.8.8.8” e o DNS2 com “8.8.4.4”. Clique em Guardar.
Mudar o DNS no Roteador
O ideal seria alterar o DNS diretamente na “fonte”, que é como quem diz, no roteador. Dessa forma, o DNS seria automaticamente seria aplicado a todos os dispositivos. No entanto, se estiver usando um roteador da operadora, é muito provável que não seja possível.
Ao entrar em contacto com a nossa operadora, foi nos dito que a alteração do DNS no roteador, iria prejudicar o serviço de TV. Por outro ladp. se adquiriu um roteador, terá mais liberdade de configuração. Por exemplo, nos roteadores TP-Link bastaria aceder à opção “Rede” – “WAN” e alterar os servidores DNS do Google ou da CloudFlare.