Como conectar a uma rede Wi-Fi oculta
Ocultar uma rede Wi-Fi pode ser uma boa forma de reduzir as tentativas de acesso não autorizado à sua rede, isto porque, em teoria, um utilizador comum concentra a sua atenção nas redes visíveis. No entanto, este método não aumenta a segurança da sua rede, visto que a rede continuará a ser detetável usando um programa de rastreamento.
Se pretende usar esta funcionalidade, uma das primeiras perguntas que irá colocar é seguramente como se pode conectar a uma rede oculta, visto que, os seus dispositivos não vão conseguir detectar essa mesma rede. Pois bem, o Windows facilita bastante o processo, bastando uma configuração inicial.
Após essa configuração, o Windows conseguirá ligar à rede mesmo quando ela não está difundir o nome (SSID), ou seja, quando está oculta. Para essa configuração, irá necessitar do nome da rede (respeitando letras maiúsculas) e a respetiva senha, ou seja, nada fora do normal.
Como conectar a uma rede Wi-Fi oculta?
Para começar, clique no ícone de rede em forma de globo que surge no canto inferior direito da barra de tarefas. Surgirá uma lista com as redes detetadas, escolha a opção “Rede Oculta”. Em alternativa, poderá clicar no link “Mais definições de rede” > “Gerir redes Conhecidas”. Clique no botão “Adicionar nova Rede”.
Será necessário adicionar todos os dados solicitados, que tal como já foi referido, consistem no nome da rede e senha. Poderá encontrar esses dados numa etiqueta colada no chassi do roteador, isto claro, se não modificou o nome da rede / senha padrão.
Relacionado: Wi-Fi 2.4 ou 5 GHz – Quais as diferenças?
Será necessário definir o tipo de segurança usado. Em caso de dúvida, deverá optar pelo “WPA2 – Personal AES”. Marque a caixa de seleção “Ligar mesmo quando a rede não está a difundir” para evitar ter de repetir este procedimento.
Por fim, será necessário definir se deseja manter o seu computador detetável na rede, permitindo comunicar com outros dispositivos (impressora, smartphone, etc.). Se estiver numa rede pública, deverá evitar esta opção, garantindo assim uma maior segurança.
Está pronto, o seu computador está configurado para aceder à rede Wi-Fi oculta. Ficou com dúvidas? Envie o seu comentário para o Guia Informática 😉