Como Compactar Pastas e Arquivos no Windows (sem programas)
O Windows 10 possui uma funcionalidade muito interessante, que permite compactar pastas e arquivos de forma nativa, permitindo poupar espaço no seu disco. Todo o procedimento é bastante rápido, e não necessita de programas ou aplicativos adicionais.
Outra das grandes vantagens, é que você poderá navegar dentro das pastas comprimidas normalmente, tal como faz no explorador do Windows, sem ter de esperar que o conteúdo seja descompactado primeiro. A única diferença é que todos os arquivos comprimidos apresentam duas setas azuis.
Portanto, se você atualizou o seu computador para um disco SSD, mas optou pelas versões mais baratas com pouca capacidade de armazenamento, poderá ganhar espaço precioso sem abdicar dos seus arquivos.
Compactar arquivos e pastas no Windows 10
Em primeiro lugar, comece por clicar com o botão direito do mouse na pasta que pretende comprimir. No separador geral, clique em Avançados no campo “Atributos”. Agora, marque a caixa de seleção “Compactar o conteúdo para economizar espaço em disco”.
Na janela de “Propriedades”, confirme a compactação dos seus arquivos clicando no botão “Aplicar”. Se estiver a compactar uma pasta, poderá optar por comprimir todas as subpastas. Após aceitar, o sistema dá início à compactação.
No final, o ícone da pasta (ou arquivo) irá exibir duas setas azuis, permitindo saber quais as pastas que já foram comprimidas.
Como descompactar?
Se não ficar satisfeito com o resultado, ou simplesmente desejar descompactar definitivamente o conteúdo, basta clicar com o botão direito do mouse e aceder novamente às propriedades do arquivo (ou pasta).
Clique em “avançados”, e desmarque a opção “Compactar o conteúdo para economizar espaço em disco”. Para terminar, clique em “Aplicar”.
Comparando o “poder” de compactação
Só por curiosidade, decidimos comparar os resultados de compactação da ferramenta nativa do Windows, contra o programa WinRar. Os resultados foram os seguintes:
- Tamanho das pastas + arquivos original: 635 MB;
- Pasta compactada no Windows: 577 MB;
- WinRar = 463 MB;
Durante os nossos testes foi também possível comprovar que a ferramenta de compactação do Windows é ineficaz em alguns tipos de arquivos, nomeadamente músicas e vídeos.