Como Cancelar o Envio de um email no Outlook.com
Agora já é possível anular o envio de um email no Outlook. Na prática, sempre que pressionar o botão Enviar, o serviço irá “adiar” por alguns segundos o envio, permitindo o seu cancelamento caso seja necessário.
Este recurso está disponível para o programa Outlook, bem como para o serviço online Outlook.com, mas está longe de ser exclusivo da Microsoft, lembrando que o Gmail também possui esta funcionalidade. Alias, o Gmail possui uma funcionalidade mais completa, pois permite criar emails que se auto-destroem.

Cancelar o envio de um email?
Comece por aceder à sua conta Outlook.com e no canto superior direito clique no botão de Configurações (Engrenagem) > Exibir todas as Configurações do Outlook.
Na janela que surge, aceda à Guia “Email” > “Redigir e Responder”. Navegue até à opção “Desfazer Envio”. O Outlook permite atrasar o Envio do Email até 10 segundos, o que certamente não será suficiente para todas as situações, mas seguramente uma boa ajuda caso se aperceba no imediato do erro.

Não se esqueça de “Salvar” as alterações antes de sair da janela. Antes de avançar para os seus emails do dia-a-dia, é recomendável testar a funcionalidade. Para isso, poderá enviar uma mensagem para um segundo email que possua, ou usar um “email temporário”.
Ao enviar o email, surgirá um botão “Desfazer” na parte inferior da janela do Outlook.com, permitindo cancelar o envio do email.
Como enviar emails confidencial no Gmail
Tal como já foi referido, o Gmail permitem enviar mensagens confidenciais, que podem ser protegidas com senha. O método de funcionamento é muito simples, você envia uma mensagem que fica armazenada nos servidores do Google. Após o período definido expirar, a mensagem é excluída, embora você possa excluir antes.
O destinatário não poderá imprimir o email, sendo uma segurança extra, no entanto, é importante relembrar que o destinatário poderá capturar a tela, salvando o conteúdo.