acelerar a inicialização do windows

Como acelerar a inicialização do Windows (8 dicas)

O seu computador demora muito tempo a arrancar? Aqui ficam algumas dicas para acelerar a inicialização do Windows e poupar preciosos segundos no tempo de arranque. Os computadores passaram por uma enorme evolução nos últimos anos, com as velocidades a começarem a ser medidas em gigahertz e gigabytes.

No entanto, se está cansado de esperar que o seu computador arranque, e fica frustrado de ouvir sempre a mesma dica (“mete SSD que resolve”), então este tutorial é para si.

pub

1. Habilitar o Arranque rápido

O Windows 10 possui um recurso muito útil denominado de “Arranque rápido”, que tal como o próprio nome indica, permite acelerar consideravelmente o tempo de arranque. Dessa forma, sempre que desligar o computador, ele irá encerrar os programas e utilizadores ativos, mas salva o estado atual do sistema. Quando iniciar novamente, o computador não irá precisar de recarregar o kernel, os drivers e o estado do sistema, bastando carregar os mesmo da “hibernação”.

Como ativar o Arranque rápido?

Comece por aceder ao menu Iniciar > Configurações > Sistema > Energia e suspensão. Na janela que surge, clique no link “Definições adicionais de energia” que encontra na zona direita e sem seguida, clique em “Escolher o que fazem os botões de ligar /desligar” > Ativar o modo de arranque rápido. Se opção se encontrar “acinzentada”, será necessário clicar no link “Alterar configurações que estão atualmente indisponíveis”.

arranque rápido do windows

Não encontra esta opção?

Se não encontra a funcionalidade “Arranque rápido”, é porque provavelmente possui o modo hibernação desativado. Para ativar, basta pesquisar por “Powershell” (sem aspas) e com o botão direito do mouse escolha “Executar como administrador”. Digite o seguinte comando:

powercfg /hibernate on

O modo Arranque rápido já estará ativo, sendo possível aplicar o passo descrito.

2. Modo performance

Ainda nas opções de Energia, não se esqueça de ativar o “Modo performance” para usufruir de todo desempenho que o seu dispositivo consegue oferecer. O modo poupança é uma excelente forma de prolongar a autonomia da bateria, mas por vezes, fica tanto tempo ativo, que o seu notebook acaba por trabalhar limitado a maior parte do tempo.

Para ativar o modo “Elevado Desempenho” basta clicar com o botão direito do mouse no ícone da bateria e escolher “Opções de energia” > “Elevado Desempenho”.

perfil elevado desempenho do windows

3. Reduzir o número de programas no arranque

Quanto mais programas possuir no arranque do Windows, mais lento será o arranque e maior será o tempo que o computador irá demorar a torna-se “responsivo”. Para verificar quais os programas que possui a arrancar com o Windows basta pressionar as teclas de atalho CTRL + SHIFT + Escape e na janela do “Gestor de Tarefas” aceda ao separador “Arranque”.

programas que arrancam com o windows

Verifique se existe algum programa “desnecessário” a arrancar com o Windows e clique no botão “Desativar”. O Windows adicionar uma “medição do impacto” para poder compreender quais os programas mais “famintos” de recursos”.

pub

4. Fast Boot na BIOS / UEFI

Algumas placas-mãe possuem uma funcionalidade de “Fast Boot”, que ao contrário da referida no ponto 1, permite ignorar os testes de diagnóstico iniciais de hardware, de forma a economizar alguns segundos. Para isso, basta reiniciar o seu computador e aceder à BIOS /UEFI da placa mãe, geralmente, basta pressionar uma tecla de atalho (F2, Delete, ou Escape) na primeira tela de arranque, embora seja possível aceder à UEFI / BIOS diretamente das configurações do Windows.

Verifique se possui a funcionalidade Fast Boot e ative a mesma. Também é recomendável alterar a ordem de arranque do seu computador, colocando o disco (HD) em primeiro lugar. Na prática, sempre que liga o computador, o sistema irá procurar o sistema operativo (Windows), que obviamente está no disco HD. Como tal, fazer uma pesquisa em outros suportes (DVD, USB, ou rede) é uma perda de tempo. Como tal, aceda ao menu “Boot” e coloque o disco como primeiro dispositivo de arranque.

ordem de boot do windows

5. Alterar o horário do Windows Update

Manter o computador atualizado é essencial para ter acesso às funcionalidades mais recentes implementadas pela Microsoft, bem como corrigir possíveis bugs que possam existir na versão que usa. No entanto, lançar o Windows Update no arranque do computador, pode retardar o arranque, tornando o computador “irresponsivo”. Se juntarmos a atualização do antivírus, temos um enorme consumo de recursos, perfeitamente evitável.

A solução passa por fazer as atualizações em horários mais calmos, em que não necessite do computador para tarefas tão exigentes. Para isso, basta aceder ao menu Iniciar > Configurações > Atualizações & Segurança. Clique no botão “Horário de atividade” e defina um horário em que o Windows possa atualizar em segundo plano.

horário de atividade do windows

6. Atualizar os drivers

Manter os drivers atualizados permite acelerar a inicialização do Windows, além de melhorar o desempenho gráfico em jogos e programas “pesados”. Por norma, o Windows Update irá atualizar os drivers automaticamente, no entanto, é possível encontrar drivers mais recentes diretamente no site dos fabricantes ou usando um programa gratuito como o “Driver Booster“.

driver booster atualizar drivers

Se pretende mais detalhes de como manter os drivers atualizados aceda: Como atualizar os drivers do Windows.

pub

7. Aumentar memória Virtual

A memória virtual é uma funcionalidade do Windows que lhe permite usar memória do seu disco rígido como RAM, e dessa forma melhorar o desempenho do seu computador (à semelhança da Ready Boost). Por padrão, o Windows já reserva espaço do disco para a memória virtual, que conta como espaço ocupado pelo Windows.

Para alterar o valor da memória virtual basta aceder ao Painel de controlo (use a pesquisa do Windows para aceder facilmente) e clique na opção “Sistema”. Na janela que surge clique em “Definições Avançadas do sistema”. No separador “Avançadas” encontrará o campo “Desempenho”. Clique no botão Desempenho > separador “Avançadas” > “Memória Virtual”.

alterar valor da memória virtual

Dica Bónus: Instalar um SSD

Se todas as dicas que fornecemos não foram suficientes para acelerar a inicialização do Windows, provavelmente está na hora de fazer um upgrade. Se usa um disco (HD) mecânico, conseguirá uma melhoria significativa da performance instalando um disco SSD. A melhor parte, é que pode clonar o seu disco atual, e após instalar o disco SSD, os seus arquivos e programas estarão exatamente iguais, apenas muito mais rápido.

acelerar a inicialização do windows com um ssd

Para mais detalhes, poderá consultar o nosso tutorial completo, como instalar um disco SSD no notebook. Poderá ver como remover o disco atual, clonar o sistema (ou fazer uma instalação limpa), e instalar o SSD. O seu disco antigo pode ser como disco externo, bastando para isso usar um cabo SATA para USB.

Caso possua alguma dica para acelerar a inicialização do Windows envie um comentário na secção abaixo 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *